Pizza sem glúten e sem lactose

  • Home
  • Pizza sem glúten e sem lactose

Pizza sem glúten e sem lactose

As receitas sem glúten e sem lactose vêm despertando o interesse não apenas de quem tem algum tipo de restrição alimentar, como os celíacos e os intolerantes à lactose, mas daqueles que optam por um novo estilo de vida, o da gastronomia funcional. E, nessa busca, o maior desafio é criar pratos com sabor e textura à altura das receitas originais.
Adepta dessa vertente, a nutricionista Fernanda Bortolon faz, no entanto, um alerta:

Nenhuma farinha substitui a de trigo com o mesmo resultado no que se refere à estrutura e textura. Isso porque é justamente o glúten que dá a elasticidade necessária para que a massa se desenvolva e não fique farelenta. O mesmo já não ocorre com o leite e seus derivados, que podem ser substituídos com sucesso por leites ou óleos vegetais, como óleo de coco e óleo de girassol, entre outros – explica.

Um dos truques de Fernanda quando ela vai para a cozinha criar seus bolos e cupcakes funcionais é utilizar um mix de farinha de arroz, fécula de batata e polvilho doce. Tudo isso para conseguir manter o sabor e a consistência das receitas.

Essa é mistura padrão da cozinha sem glúten. A farinha de arroz dá corpo à massa, a fécula de batata confere leveza, e o polvilho doce vai ajudar a dar liga à receita. Se a ideia é aumentar a quantidade de fibras no cardápio, é possível acrescentar farinha de linhaça, chia, banana verde ou maracujá.

Nessa empreitada de substituição dos ingredientes em prol da saúde, a nutricionista destaca quatro que não podem faltar para o sucesso das receitas sem glúten e sem lactose: polvilho doce, farinha de arroz, fécula de batata e óleo de coco.

comments (2)
  • Mariana
    14.07.2016 Reply

    Tem opção de massa integral e mussarela de bufala?

    • Saporito Saporito
      09.09.2016 Reply

      Olá Mariana. Ainda não temos essas opções em nosso cardápio, mas a massa integral logo estará! Temos sem glúten e sem lactose.

leave a comment